spot_img
spot_img

Tensão aumenta com segundo dia de greve geral na Guiana Francesa

Atualizado há

- Publicidade -

A tensão social se acirrou nesta terça-feira (28) na Guiana Francesa, que entra em seu segundo dia de greve geral.

Os habitantes do território ultramarino da França, que faz fronteira com o Estado do Amapá, denunciam a insegurança e o desemprego no território francês.

WhatsApp Image 2017-03-28 at 15.22.14

- Publicidade -

 

Os guianenses deram continuidade á paralisação geral nesta terça-feira e participaram de marchas em Caiena, maior cidade do território, e em Saint-Laurent-du-Maroni. O movimento tem como lema “Pou la Gwiyann dékolé” (Para que a Guiana decole, em dialeto crioulo), que integra coletivos contra a delinquência, do principal sindicato local, além de organizações de agricultores, professores e do setor do transporte.

O primeiro dia de paralisação teve fraca adesão da população, mas os organizadores conseguiram reforçar a mobilização nesta terça-feira (28).

Os manifestantes querem mostrar seu descontentamento e pressionar o governo francês a ouvir as reivindicações. A população pede um plano urgente contra a insegurança, o desemprego e a falta de infraestrutura pública para garantir o bem-estar dos franceses.

O governo francês prometeu enviar até o final da semana uma delegação ministerial ao local. O primeiro-ministro Bernard Cazeneuve, anunciou a construção de uma penitenciária e de um tribunal na localidade de Saint-Laurent-du-Maroni, na fronteira com o Suriname, rota de imigração clandestina para a Guiana Francesa, que funciona como porta de entrada para a União Europeia.

Na segunda-feira (27), o presidente francês, François Hollande, fez um apelo para que a calma seja restabelecida no território onde vivem mais de 260 mil pessoas. “A prioridade é combater a insegurança”, declarou o chefe de Estado, que garantiu o envio de recursos.

O motim teve início há cerca de uma semana, com a paralisação de funcionários da companhia pública de energia EDF e do hospital de Kourou. Sindicatos aderiram à mobilização, que montou barricadas nas estradas e bloqueou o aeroporto internacional Félix Eboué.

O portal de notícias LPM NEWS está acompanhando de perto a tensão que está provocando preocupação e medo nos brasileiros e surinameses que moram ou trabalham no país vizinho. Estaremos voltando a qualquer momento com mais informações sobre a situação na Guiana Francesa.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: