spot_img
spot_img

Reino Unido reforça segurança nos aeroportos após alerta dos EUA

Atualizado há

- Publicidade -

Autoridades não divulgaram detalhes sobre novas medidas. EUA expressaram retorno de jihadistas europeus com crise no Iraque.

O Reino Unido reforçou a segurança nos aeroportos após uma advertência dos Estados Unidos e em meio aos temores pelo retorno dos jihadistas europeus do Iraque e da Síria, assim como do desenvolvimento de explosivos mais difíceis de detectar.

As autoridades não divulgaram detalhes sobre as novas medidas de segurança, mas o indicador do grau de ameaça terrorista permanecia em “substancial” – nível três em uma escala que vai até cinco – e não foi alterado.

- Publicidade -

O vice-primeiro-ministro Nick Clegg e o ministro dos Transportes, Patrick McLoughlin, tentaram tranquilizar a população, justamente no início das férias de verão.

“É muito importante que trabalhemos – como estamos fazendo – com nossos aliados americanos e outros países para que, quando são identificadas novas ameaças, os aeroportos de todo o mundo respondam a elas”, disse Clegg ao canal ITV.

McLoughlin declarou à emissora “Sky News” que não espera atrasos significativos por culpa das novas medidas de segurança.

Para o analista em segurança aérea Philip Baum, as revistas aleatórias de passageiros devem aumentar e todos provavelmente serão obrigados a tirar os sapatos para passar pelas barreiras de segurança.

As autoridades americanas afirmaram na quarta-feira que era necessário reforçar a segurança nos aeroportos da Europa e Oriente Médio com voos diretos aos Estados Unidos.

O anúncio foi feito às vésperas do 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, mas Washington não informou se o alerta era uma resposta a uma ameaça ou plano concreto de cometer um atentado.

“Estamos compartilhando com nossos aliados internacionais informações recentes e relevantes. Estamos consultando a indústria aeronáutica”, afirmou em um comunicado o secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Jeh Johnson.

Nos últimos meses, vários analistas americanos afirmaram que é possível que grupos extremistas tenham desenvolvido novas táticas para evitar os controles de segurança.

O cenário coincide com a inquietação provocada pelo retorno do Iraque e da Síria de jihadistas europeus, que poderiam viajar aos Estados Unidos com seus passaportes sem a necessidade de visto.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

 

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: