spot_img
spot_img

Iraque mergulhado no caos

Atualizado há

- Publicidade -

Violence in Iraq

O Iraque está mergulhado no caos com guerrilheiros islamitas a assediarem Bagdade e os curdos no norte a aproveitarem o descontrolo no país para ocupar a cidade petrolífera de Kirkuk.

Com forças armadas desmoralizadas e a desertarem em várias ocasiões, o governo iraquiano do xiita Nuri al-Maliki perdeu o controlo de Mossul e Tikrit.

- Publicidade -

Mas a força aérea interveio. As duas cidades foram o alvo da aviação governamental. Trava-se uma dura batalha para reconquistar posições.

Os guerrilheiros sunitas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante terão como objetivo a capital Bagdade e há mesmo o registo de combates nos arredores. Os Estados Unidos avisaram que poderão intervir se a situação se agravar.

O governo iraquiano tentou declarar o estado de emergência mas não houve “quórum” no parlamento, face à ausência de deputados, um sinal da disfunção sectária política que paralisa a tomada de decisões.

Face ao descontrolo no país, no norte militantes curdos, os Peshmerga, aproveitaram para assumir controlo de Kirkuk após a alegada deserção das forças armadas.

Um ingrediente que pode despoletar a intervenção da Turquia e do Irão, ambos com problemas de separatismo curdo.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Euronews

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: