spot_img
spot_img

Guiana Francesa celebra o fim dos protestos com acordo assinado entre manifestantes e o governo

Atualizado há

- Publicidade -

Depois de um acordo assinado na sexta-feira (21) os protestos em massa que duraram quase um mês foram suspensos na Guiana Francesa.

O projeto de acordo intitulado “Pou Lagwiyann ​​Dékolé” de oito páginas, foi assinado na sexta-feira, 21 de abril, pouco antes 18h (horário da Guiana) na prefeitura de Cayenne entre as diferentes partes.

- Publicidade -

Por volta de 13:00 hs no sábado, 22 de abril, quando o coletivo de “Kourou Toukans” decidiu levantar a barragem de Carapa o Centro Espacial da Guiana tornou-se acessível novamente. Todos os bloqueios estratégicos na Guiana foram removidos imediatamente após a assinatura do acordo e a Guiana Francesa aos poucos está voltando anormalidade. Uma greve geral envolvendo 37 sindicatos paralisaram o território francês desde o dia 25 de março porque os manifestantes queriam um plano de assistência econômica em igualdade com os demais territórios da França e os protestos causaram uma desaceleração no fluxo de entrada de produtos frescos na área da fronteira com o Suriname e o norte do Brasil.

“Nós assumimos o risco de ir até o fim e fomos bem sucedidos no último ponto de reivindicação”, disse satisfeito um dos integrantes do movimento pelo desenvolvimento da Guiana Francesa.

Sob o acordo, o governo francês se compromete a disponibilizar 2,1 bilhões de Euros em apoio à Guyana, mas não estabeleceu um calendário específico para a sua implementação. Além do financiamento de emergência previsto no acordo, mais de um milhão de euros foram acordados no início de abril, que o movimento considerou insuficiente.

O ministra francesa dos territórios ultramarinos, Ericka Bareigts, saudou o acordo como “Um dia decisivo para o futuro da Guyana”.

Foto: La Croix

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: la1ere

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: