spot_img
spot_img

Furacão Lane perde força, mas Havaí segue em estado de emergência

Atualizado há

- Publicidade -
Tormenta passou à categoria 3, mas tempestades já causaram enchentes e deslizamentos de terra em Big Island.

O furacão Lane perdeu força no final da tarde desta quinta-feira (23) e passou à categoria 3, mas ainda avança lentamente e com ventos de até 215 km/h em direção ao Havaí. Ele deve chegar nesta sexta-feira (24) ao arquipélago, que está em estado de emergência.

As primeiras tempestades já causaram enchentes e deslizamentos de terra que bloquearam ruas e rodovias em Big Island, a primeira ilha do arquipélago que deve ser atingida pelo furacão. Nessa região já foram registrados 305 mm de chuva.

Lane avança a 11 km/h, mas seu curso é errático e mutável. “O que é certo é que o Havaí será impactado pelo furacão Lane”, destacou o chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Brock Long. As autoridades acreditam que as áreas mais afetadas poderão ter até 760 mm de chuva.

- Publicidade -

Maré alta

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), órgão meteorológico do governo americano, destacou que a movimentação lenta de Lane pode provocar um aumento “grande e nocivo” da maré nas costas ao sul e oeste.

O nível do mar nestas áreas deve estar entre 60 e 120 cm acima dos níveis normais, gerando “ondas maciças e destrutivas”.

As equipes de emergência instalaram 16 centros de abrigo e devem abrir mais 19 nas próximas horas.

“Nos preocupa extremamente a possibilidade de inundações terra adentro, deslizamentos e danos à infraestrutura de comunicações e transporte”, destacou Long.

“Estará muito perto das ilhas havaianas e terá um grande impacto. Não é preciso um contato direto [com o olho] para ter grandes efeitos. Haverá muita chuva em todas as ilhas nos próximos dias”, destacou Steve Goldstein, do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Os furacões raramente tocam o solo no Havaí. O último foi Iniki chegou à ilha de Kauai, deixando seis mortos e causando danos estimados em bilhões de dólares há quase três décadas.

Precaução

Moradores bloquearam janelas com tábuas de madeira e lotaram os mercados em Ocean View e outras cidades para comprar água, comida e insumos de emergência à medida que a tempestade se aproximava.

Longas filas também foram reportadas em alguns postos de gasolina para abastecer carros e encher botijões de gás para cozinhar, como visto em um estabelecimento em Haleiwa, na costa norte de Oahu.

“Os últimos dias foram assim, têm sido bem movimentados”, disse o funcionário deste posto. “Todo mundo está em pânico neste momento, abastecendo, enchendo galões com gasolina e botijões com gás”.

Outros decidiram aproveitar as horas antes da chegada de Lane para surfar, constatou um fotógrafo da AFP em Waikiki.

Estado de emergência

O presidente Donald Trump declarou o estado de emergência no arquipélago, o que permite desbloquear fundos federais.

Trump fez um apelo para que os moradores se prepararem para a chegada de Lane, enquanto a Marinha americana informou que está deslocando alguns de seus navios e submarinos para evitar que fiquem presos no porto quando o furacão chegar.

Família faz compras para se preparar para a passagem do furacão Lane no Havaí (Foto: Dennis Fujimoto/The Garden Island via AP

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: