spot_img
spot_img

Feriado nacional vai celebrar “Dia dos Marrons” no Suriname

Atualizado há

- Publicidade -

Na quarta-feira, 10 de outubro, em todo o território nacional, será comemorado o “Dag der Marrons”.

Ministro Mike Noersalim – BIZA (Foto: Luiz Paulo)

Como parte das comemorações do feriado, o ministro Mike Noersalim, do Interior, homenageou mais de oitenta personalidades proeminentes da comunidade Maroons no Suriname.

Entre os condecorados estavam artistas, esportistas e funcionários do governo e políticos. O Dia dos Maroons é um dia memorial onde se celebra a assinatura do tratado de paz de 1760 entre os quilombolas do Suriname e o governo holandês. Nesta data os quilombolas também comemoram a luta de seus ancestrais contra a opressão e pela liberdade.

- Publicidade -

A primeira comemoração do Dia dos Maroons ocorreu no dia 10 de outubro de 1974, em um edifício na Calcuttastraat 79, em Paramaribo. A participação foi esmagadora com a presença de muitos Maroons e Creoles que vieram para testemunhar o momento histórico.

A partir de 1974, os quilombolas do Suriname começaram a celebrar o Dia dos Maroons em 10 de outubro e na comemoração de 2009, o presidente Ronald Venetiaan prometeu publicamente que o Dia dos Maroons seria um feriado nacional no Suriname. Em 2010, o governo Bouterse, que chegou ao poder, finalizou o reconhecimento do Dia dos Maroons como feriado nacional no país.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: