spot_img
spot_img

Facebook cria aparelho que permite a qualquer um montar uma rede celular

Atualizado há

- Publicidade -

A missão número 1 do Facebook é conectar o mundo. Para isso, é necessário levar internet para quem ainda não tem, e por isso a empresa investe em diversos projetos que incluem drones movidos a energia solar disparando lasers de internet para o solo. A nova iniciativa da empresa se chama OpenCellular, uma plataforma open-source de hardware e software que se propõe a distribuir internet móvel e barata para áreas remotas.

“A infraestrutura celular tradicional pode ser bem cara, tornando difícil para os operadores disponibilizá-las em todos os lugares e para pequenas organizações e indivíduos resolver os desafios da conectividade hiperlocalizada”, explica o engenheiro Kashif Ali, do Facebook. Ele criou a Endaga, empresa que já tinha este propósito e foi comprada pela rede social de Zuckerberg no ano passado.

A ideia é que o OpenCellular possa ser um substituto para as caras antenas de telefonia necessárias para manter uma rede celular. O dispositivo, de pequeno porte, pode ser acoplado em árvores ou postes de luz para “suportar uma gama de opções de comunicação, desde uma rede em uma caixa a um ponto de acesso Wi-Fi, suportando tudo desde o 2G até o LTE”, explica a empresa.

- Publicidade -

A empresa também diz que o design (que, novamente, é open-source, o que significa que qualquer pessoa ou empresa tem acesso liberado para usá-lo) foi criado para ser o mais simples possível, para encorajar pessoas a criar suas próprias redes celulares. “Muitas pessoas não percebem que criar sua própria rede celular não só é possível, mas também não requer expertise técnica substancial”, diz Ali.

Em publicação em seu perfil, Mark Zuckerberg explica que o sistema foi projetado para estar aberto a todos, desde operadoras de telecomunicações, passando por pesquisadores e chegando até nos empreendedores. A ideia é que um dispositivo possa suportar até 1,5 mil pessoas em até 10 quilômetros de distância.

A companhia afirma que já testou o sistema em seus laboratórios, onde já é possível enviar mensagens SMS, fazer chamadas de voz e usar internet básica 2G por meio da plataforma.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: Olhar Digital

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: