spot_img
spot_img

Ex-ministro Moreira Franco e Coronel Lima deixam a prisão

Atualizado há

- Publicidade -

Ambos foram soltos depois de uma decisão liminar do desembargador Antonio Ivan Athié. Presos na Operação Descontaminação, Moreira e Coronel Lima ficaram preso por 4 noites na unidade prisional.

O ex-ministro da Casa Civil Wellington Moreira Franco e João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, deixaram na noite desta segunda-feira (25) a Unidade Prisional Especial da PM do Rio, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Os dois foram soltos depois de uma decisão liminar do desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

- Publicidade -

Presos na Operação Descontaminação, Moreira Franco e Lima permaneceram presos por quatro noites na unidade prisional, que também abriga o ex-governador Luiz Fernando Pezão. Coronel Lima deixou a prisão no banco traseiro de um carro, com o rosto coberto.

A liminar também determinou a soltura do ex-presidente Michel Temer, preso quinta-feira (21) em São Paulo, e outras cinco pessoas.

Outro preso na operação, Vanderlei Di Natale, que estava no Complexo de Gericinó, também foi solto na noite desta segunda.

São eles: Maria Rita Fratezi (mulher de Coronel Lima, que segundo o MPF atuou em arrecadação de recursos e lavagem de dinheiro), Carlos Alberto Costa (sócio do coronel Lima na Argeplan), Carlos Alberto Costa Filho (diretor da Argeplan), Vanderlei Di Natale (suspeito de ter intercedido junto à Eletronuclear em favor do esquema).

A liminar também contemplou Carlos Alberto Montenegro Gallo (também suspeito de interceder junto à Eletronuclear para a participação da Argeplan), que não tinha pedido de habeas corpus em seu nome.

Análise de soltura antecipada

Athié argumentou na decisão desta segunda (25) que todos os pedidos foram feitos até 17h de sexta-feira (22), mas que não houve tempo hábil de tomar uma decisão ainda na semana passada. “Não tinha, assim, a menor condição de, naquela tarde, decidir com segurança”, escreveu.

O desembargador diz ainda que aproveitou o fim de semana para ler todos os documentos. Na quarta, a Primeira Turma Especializada julgaria o caso.

“Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados”.

Operação prendeu dez

  • Michel Temer e mais 9 pessoas foram presas na Operação Descontaminação, incluindo Moreira Franco. Veja quem são todos os presos.
  • O ex-presidente é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado R$ 1,8 bilhão em propina
  • A operação teve como base a delação do dono da Engevix e investigações sobre obras da usina nuclear de Angra 3
  • A defesa diz que nada foi provado contra Temer e que a prisão constitui um “atentado ao Estado democrático de Direito”
  • A desembargadora do TRF-2 Simone Schreiber concedeu habeas corpus neste domingo (24) a Carlos Jorge Zimmermann, um dos presos na operação.No sábado, ela já tinha determinado a soltura de Rodrigo Castro Alves Neves.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: