Especialistas alertam: não lave o frango antes de cozinhar; veja o motivo

Especialistas alertam: não lave o frango antes de cozinhar; veja o motivo

Um estudo divulgado pela agência alimentar britânica Food Standards Agency (FSA) fez um alerta aos cozinheiros de plantão: lavar o frango cru com água antes de cozinhar aumenta o risco de contaminação pela bactéria campylobacter.

Conhecida como “bactéria retorcida”, ela é a forma mais comum de intoxicação alimentar na Grã-Bretanha, sendo a maior parte dos casos é proveniente de aves contaminadas. Os especialistas explicam que um pedaço de frango, naturalmente, abriga mil espécies de bactérias, sendo a grande maioria inofensivas aos seres humanos.

O problema está, no entanto, na campylobacter que pode causar grave infecção no corpo porque o processo de lavagem espalha a bactéria nas mãos, roupas e em utensílios por conta das gotas de água. Por esse motivo, é aconselhável que as pessoas percam o hábito da lavagem, levando o produto diretamente ao fogo para o cozimento.

Apesar dos principais sintomas da intoxicação serem diarreia, dor abdominal, febre e vômitos, em casos graves o paciente pode morrer. Crianças menores de cinco anos e idosos são mais propensos a pegar a doença por conta da imunidade baixa.

Fonte: Dol

Comentar

Comentar