spot_img
spot_img

Enfrentar mudanças no clima não se limita à Amazônia, diz Dilma na ONU

Atualizado há

- Publicidade -

Presidente participou nesta terça da cúpula sobre mudanças climáticas. Nesta quarta, Dilma fará discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU.

Em discurso na conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que discute as mudanças climáticas no planeta, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (23), em Nova York (EUA), que a determinação do Brasil em enfrentar as alterações no clima não se limita à conservação da Amazônia.

Diante de uma plateia de autoridades estrangeiras, ela destacou medidas adotadas pelo governo brasileiro nos últimos anos para reduzir o desmatamento não somente na região amazônica, mas também no cerrado. A presidente defendeu que as iniciativas da comunidade internacional para enfrentar os problemas climáticos sejam “justas, ambiciosas, equilibradas e eficazes”.

- Publicidade -

Além da preservação da Amazônia, Dilma citou, em seu pronunciamento, que deveria haver uma preocupação dos países para tentar reduzir o desmatamento na região da bacia do Congo, na África.

“Nossa determinação em enfrentar a mudança do clima não se limita à Amazônia brasileira. Estamos cooperando com os países da bacia amazônica em ações de monitoramento e combate ao desmatamento. Devemos também contribuir para a redução do desmatamento com os países da bacia do Congo”, disse a chefe de Estado brasileira.

“Reafirmo que o novo acordo climático precisa ser universal, ambicioso e legalmente vinculante, respeitando princípios e os dispositivos da convenção”, complementou.

O objetivo da conferência climática da ONU é compartilhar experiências aplicadas em cada país para reduzir os fatores que provocam as alterações climáticas e definir os passos que irão tomar nas áreas mais críticas para que a temperatura do mundo suba menos de 2°C. O encontro servirá ainda como prévia da Assembleia Geral da ONU, que será realizada nesta quarta-feira (24).

Durante todo o dia, os líderes dos cerca de 120 países que participam do encontro apresentarão seus trabalhos em discursos para anunciar novas ações que estejam implementando em nível nacional, especialmente nas áreas de financiamento; eficiência energética; energias renováveis; adaptação; redução do risco de desastres e resiliência; florestas; agricultura; transporte; poluentes climáticos de curta; e cidades.

Clima e economia
Em meio ao discurso, Dilma Rousseff afirmou aos líderes mundiais que é preciso reverter a lógica de que o combate à mudança do clima é danoso à economia. A presidente brasileira destacou que, historicamente, os países desenvolvidos alcançaram níveis de bem-estar com modelo baseado em altas taxas de emissões de gases danosos ao meio ambiente.

“O crescimento das nossas economias é compatível com a redução das nossas emissões. No Brasil, estamos fazendo isso. Ao mesmo tempo em que diminuímos a pobreza e a desigualdade social, protegemos o meio ambiente”, ressaltou a petista.

Assembleia Geral da ONU
Dilma está nos Estados Unidos para participar da cúpula do clima, mas, principalmente, para fazer, nesta quarta-feira, o discurso de abertura da 69ª Assembleia Geral da ONU. A estimativa é que mais de 120 chefes de Estado e de governo participem da sessão.

Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: