spot_img
spot_img

Criança de 11 anos morre de febre amarela no Pará

Atualizado há

- Publicidade -

Uma criança de apenas 11 anos – do sexo masculino – morreu de febre amarela em uma comunidade localizada na zona rural de Alenquer, próxima ao Ramal do Escondido. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (22), pela Secretaria de Estado de Saúde Publica (Sespa). 

O óbito ocorreu na quinta-feira (16). Esse é o primeiro caso confirmado de morte por febre amarela em humanos, em 2017, segunda a Sespa.

De acordo com a Sespa, ações de prevenção à doença em humanos são contínuas juntamente com os municípios paraenses, principalmente nas áreas rurais, locais mais propícios para a incidência da doença. Neste ano, foram registrados cinco óbitos de Primatas Não Humanos (PNH – macacos) no Estado: Alenquer (1), Belém (1), Marituba (1), e Rurópolis (2).

- Publicidade -

Diante do laudo conclusivo que atestou a febre amarela, a diretora adjunta da Sespa, Heloísa Guimarães, informa que está sendo feito um plano de emergência em cinco municípios paraenses. “Vamos reforçar a vacinação nos municípios de Alenquer, Curuá, Oriximiná, Óbidos e Monte Alegre. Vamos ainda levar equipes de reforço para ensinar o manejo clínico para agentes comunitários de saúde e agentes de endemia que visitam as casas das pessoas para monitorar possíveis sintomas”, argumenta.

Outras medidas em conjunto também serão feitas, como a capacitação de profissionais em hospitais e a intensificação do “fumacê” (pulverização de inseticida) nas ruas. Ainda de acordo com Heloísa Guimarães, a febre amarela está controlada no Estado. “Nos últimos dez anos, tivemos cinco mortes, duas em 2008, uma em 2010 e outra em 2011. Esse ano, tivemos esse caso, mas não é motivo de pânico, mas sim motivo para vacinar e garantir as duas doses”, recomenda.

O secretário de Saúde Pública, Vitor Mateus, acrescenta que foram disponibilizadas ontem cerca de 30 mil doses de vacinas para Alenquer. “Amanhã (hoje), chegarão mais 100 mil doses à zona rural, em ação prioritária. A cobertura vacinal é baixa devido ao acesso da população ao posto de saúde.

A Sespa garante ainda que medidas emergenciais estão sendo tomadas para conter a doença no município de Alenquer. “Ainda nesta semana as equipes que estão em campo receberão reforço do Estado, inclusive com o apoio do Instituto Evandro Chagas (IEC).

Um Plano de Contingência na região Oeste do Pará está em andamento para intensificar as ações. As ações serão divididas em controle endêmico; manejo clínico; imunização (de imediato, serão entregues mais 20 mil doses da vacina para o município) e educação em Saúde.”, afirma a nota.

Durante coletiva nesta quarta-feira (22), a Sespa informou que uma criança de 10 anos também morreu com suspeita de febre amarela em Alenquer. O resultado do exame que irá confirmar a causa da morte deve sair até sexta-feira (24).

Fonte:Dol

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: