spot_img
spot_img

Brasileiros são acusados de montar esquema para venda de terras em aldeias do Suriname

Atualizado há

- Publicidade -

A acusação partiu do capitão das aldeias localizadas no sudeste do Suriname.

De acordo com as autoridades indígenas da região, garimpeiros brasileiros e chineses ilegais participam de um esquema ilegal de compra e venda de terras nestas aldeias sem se importar com a advertência das autoridades locais, afirmou o capitão das aldeias Lawa na quinta-feira, 26 de maio.

O capitão Santa Amoefeni disse que recentemente fez várias tentativas sem exito de parar com essa atividade ilegal na região e informou que o problema já foi levado ao conhecimento do Comissário do Distrito de Sipaliwini, Margretha Malontjie.

- Publicidade -

“Nós já chamamos a polícia várias vezes, mas quando os agentes vão embora eles voltam a desrespeitar as nossas terras. Os brasileiros e chineses agem como se eles fossem os filhos da terra e nós os estrangeiros”,  disse o chefe indígena. O capitão da aldeia disse ainda que a quantidade de brasileiros e chineses na área é muito grande.

O Comissário do Distrito Malontjie, confirmou ter sido informado pelo chefe da aldeia sobre a venda ilegal de terras no Lawagebied, no entanto, o comissário disse que ainda não tem nenhuma evidência para poder agir de acordo com a lei.

“Após a minha nomeação como chefe, eu imediatamente enviei uma carta de notificação, relatando sobre o caso de brasileiros e chineses que explicitamente compram ou vendem terras nas aldeias, mas minha mensagem tem sido ignorada até agora” desabafou o chefe.

O capitão Amoefenie disse que vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para pôr ordem na área, mas ele não tem condições para tomar, por vezes medidas duras. É seu desejo sincero que as autoridades em Paramaribo enviem regularmente o exército e a polícia para realizar patrulhas regulares, permitindo assim que pessoas mal-intencionadas sejam colocadas para fora da área.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: