spot_img
spot_img

Brasileiros começam a ser atendidos no consulado itinerante em Albina

Atualizado há

- Publicidade -

A equipe de reportagem do jornal LPM NEWS acompanhou o primeiro dia do consulado itinerante realizado pela Embaixada Brasileira no distrito de Albina, na quinta-feira, 15 de março.

Além da equipe de atendimento do Departamento Consular da Embaixada Brasileira, representantes do Departamento de Imigração do Ministério da Justiça e Polícia (Juspol), estavam presentes o Ministro da Embaixada Brasileira, Sr. Carlos Garcete, a Delegada da Polícia Federal no Suriname, Sra. Evangelina Cariné, a Vice-Consul, Sra. Roseli de Azevedo Pronk e o representante dos brasileiros no Suriname, Sr. José Paulo Ribeiro.

Nossa equipe de reportagem que acompanhou a comitiva do Ministro Carlos Garcete desde a Embaixada Brasileira em Paramaribo, chegou em Albina por volta de 11:00 hs da manhã e já encontrou uma grande movimentação de brasileiros que estavam sendo atendidos no local com informações gerais sobre pedidos de permanências e obtenção de documentos como passaportes, certidões de nascimento, autorizações de viagem e outros serviços consulares oferecidos pela Embaixada Brasileira no Suriname no primeiro dia do consulado itinerante realizado em 2018 sob a gestão do Embaixador do Brasil no Suriname, Sr. Laudemar Aguiar.

- Publicidade -

Em entrevista ao jornal LPM NEWS, o Ministro Carlos Garcete explicou que este consulado itinerante que está sendo realizado em Albina é diferente dos outros já realizados anteriormente, por se tratar de um “Consulado Itinerante Integrado” pois, além do atendimento tradicional de orientação e emissão de documentos, também está sendo oferecido aos brasileiros, o atendimento do Departamento de Imigração da Justiça e Polícia (Juspol) sobre o “Project Legalisatie”  mais o serviço de atendimento do Ministério da Saúde do Suriname referente a malária, doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS, tudo isso reunido em um só lugar com atendimento gratuito e humanizado. ”Nosso objetivo neste consulado itinerante é ajudar da melhor forma possível com respeito e dignidade a todos os brasileiros que nos procurarem”, disse o Ministro Carlos Garcete que considerou positiva a participação dos brasileiros nas primeiras horas do atendimento em Albina.

O Sr, José Paulo Ribeiro, representante dos brasileiros no Suriname e membro do Conselho de Cidadãos Brasileiros no Suriname, falou sobre a importância do trabalho de divulgação que foi feito duas semanas atrás na região de Albina por uma equipe formada pelo Embaixador Laudemar Aguiar, membros do Conselho de Cidadãos e a comunidade local que ajudou na divulgação do projeto.

No local de atendimento, um pequeno templo, cedido pela Igreja Assembléia de Deus da Língua Portuguesa em Albina também conversamos com um casal que trabalha no garimpo da Guiana Francesa e estava agradecido pela oportunidade de conseguir dar entrada na emissão do primeiro passaporte. O Sr. Almir e a Sra. Lenilde Mendes disseram que pelo fato de ambos não possuírem o passaporte, ficavam impedidos de irem a Paramaribo para regularizarem a sua situação migratória, mas com a oportunidade oferecida através do consulado itinerante em Albina, agora poderiam iniciar o processo de legalização no Suriname.

“Fomos muito bem atendidos aqui e não tivemos nenhuma dificuldade para conseguir o nossos passaportes” afirmou a Sra. Lenilde Mendes.

De acordo com a Vice-Consul, Sra. Roseli de Azevedo, a principal procura dos brasileiros no primeiro dia do consulado itinerante em Albina foi pela emissão de passaportes, que após a apresentação dos documentos mínimos requeridos e o pagamento da taxa correspondente, o candidato precisa apenas aguardar a entrega do documento.

Segundo comunicado da Embaixada Brasileira em Paramaribo, a entrega dos documentos processados por ocasião do consulado itinerante em Albina serão entregues no período de 22 a 24 de março de 2018 no horário de 08:00 às 13:00 hs e de 14:00 às 18:00 hs na Igreja Assembléia de Deus na Papatamstraat, Weg Naar Papatam 3A – Albina-Suriname.

O Consulado Itinerante em Albina continua até domingo dia 18 de março no mesmo endereço e horários  acima especificados.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: