spot_img
spot_img

Brasil apoia melhoramento do cultivo do arroz de terras altas no Suriname (Fotos)

Atualizado há

- Publicidade -

A iniciativa no âmbito trilateral é uma parceria entre Brasil e Nova Zelândia em favor do Suriname.

No âmbito do projeto “Apoio ao melhoramento do cultivo do arroz de terras altas no Suriname”, foram instaladas unidades demonstrativas em Atjonie, Klaaskreek e Brokopondo Center, regiões onde vivem grande parte da população de quilombolas que poderão, desse modo, ter acesso às inovações tecnológicas e utiliza-las em suas lavouras.

No último dia 08 de dezembro, foram plantadas as primeiras sementes das variedades de arroz de terras altas na unidade de demonstração de Brokopondo Center. Na ocasião o Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Suriname, Soeresh Algoe e o Embaixador do Brasil em Paramaribo, Marcelo Baumbach visitaram a área e realizaram o plantio das primeiras sementes. O projeto iniciou-se em abril de 2016 com a instalação de experimentos para avaliação de cultivares, sendo quatro do Brasil e três variedades locais do Suriname. O projeto visa ainda desenvolver tecnologias para incrementar a produtividade obtida pela comunidade quilombola do Suriname.

- Publicidade -

Esses pequenos agricultores utilizam técnicas rudimentares e possuem produtividade menor do que 1.000 kg/hectare, mas por meio do projeto, foram realizadas pesquisas para avaliar as diferentes cultivares de arroz. Além disso, foram avaliadas doses adequadas de nitrogênio, fósforo e potássio, que são os nutrientes mais requeridos em quantidade pelo arroz.  A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio do pesquisador Adriano Stephan Nascente, coordenador técnico do projeto, conduziu os experimentos com o auxílio da técnica do Ministério da Agricultura do Suriname, Ruby Kromokardi.

Estiveram também presentes a Comissária Distrital de Brokopondo, a Senhora K. Pansa, o Diretor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca, Senhor D. Kasanmoesdiran, o Analista de projetos da Agência de Cooperação Brasileira (ABC), Senhor André Luiz Galvão e a Senhora Gisele Stienstra, do Departamento de Cooperação Técnica da Embaixada do Brasil em Paramaribo. O evento contou ainda com a presença da comunidade local e funcionários do Ministério da Agricultura.

Na referida unidade de demostração, serão também realizados treinamentos para técnicos surinameses, visando capacitá-los para orientar os produtores quilombolas no uso das técnicas de cultivo do arroz de terras altas.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: