spot_img
spot_img

Autoridades confirmam 6 mortes em naufrágio na Colômbia

Atualizado há

- Publicidade -

Uma embarcação transportando quase 170 pessoas naufragou neste domingo na represa El Peñol de Guatapé, local turístico do nordeste da Colômbia, deixando ao menos seis mortos e um número “indeterminado” de desaparecidos, informaram fontes oficiais.

O governador de Antioquia, Luis Pérez, e a Unidade Nacional para a Gestão de Riscos (UNGRD) anunciaram um balanço de “seis pessoas mortas, quatro mulheres e dois homens”.

“Três faleceram no hospital depois que foram resgatadas e três corpos foram recuperados sem vida no local do acidente”, afirmou Pérez à imprensa.

- Publicidade -

A embarcação ‘El Almirante’, de quatro conveses, transportava quase 170 pessoas, informou a Força Aérea em um comunicado.

“Não existe registro nem identificação dos passageiros que entraram na embarcação”, disse Pérez.

De acordo com o governador, “na capela do município de Guatapé há famílias perguntando por um total de 16 desaparecidos e que 133 pessoas foram resgatadas em bom estado de saúde”.

O navio naufragou por volta das 14h00 locais (16h00 de Brasília) a 68 km de Medellín, capital do departamento, disse à AFP uma fonte do governo, que qualificou a situação como grave.

“Frente à emergência em Guatapé, @FuerzaAereaCol e organismos de socorro atendem a situação. Estamos prontos a dar a assistência requerida”, escreveu o presidente Juan Manuel Santos em sua conta no Twitter.

Mais cedo, a Força Aérea colombiana reportou o envio de um helicóptero UH-60 ÁNGEL para ajudar na emergência. Outros dois helicópteros da Sétima Divisão do Exército, que opera em Antioquia, também seguiram para o local, informou a autoridade em mensagem a jornalistas.

“Nossas aeronaves e tripulações estão prontas para evacuar as pessoas mais graves e que requeiram atendimento imediato”, informou a Força Aérea.

O corpo de bombeiros da Colômbia anunciou o envio de homens dos municípios de Rionegro, Envigado, Marinilla, Guarne, El Peñol e Medellín para o local.

“O naufrágio foi extremamente rápido, ocorreu em poucos minutos (…) e as embarcações que estão no local prestam os primeiros socorros”, declarou o capitão Luis Bernardo Morales, comandante dos bombeiros de Envigado.

O capitão informou que as causas do naufrágio ainda são desconhecidas. “O que vimos nos vídeos é que o barco estava muito perto do porto, muito perto do cais (…) e não sabemos se o naufrágio ocorreu por uma falha mecânica, por superlotação ou uma questão de correntes”.

O naufrágio foi registrado em um vídeo que começou a circular nas redes sociais. Dezenas de embarcações aparecem aproximando-se do local para resgatar os ocupantes.

As pessoas resgatadas foram levadas ao hospital municipal, explicou a fonte do governo.

Organismos de socorro também se dirigem por terra ao local, que tem grande afluência de turistas em fins de semana prolongados, pois a segunda-feira é feriado na Colômbia, acrescentou a fonte.

Os turistas, tanto locais quanto estrangeiros, vão a esta represa, de propriedade das Empresas Públicas de Medellín (EPM), para fazer passeios de uma ou duas horas por suas águas em embarcações de dois ou três conveses.

Fonte: Exame

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: