spot_img
spot_img

Alta do euro no passado pode ainda pesar sobre a inflação por vários trimestres, diz BCE

Atualizado há

- Publicidade -

FRANKFURT (Reuters) – A apreciação do euro no passado pode ainda pesar sobre a inflação por vários trimestres, mas esse efeito pode ser mascarado pelo elevado poder de precificação das empresas, afirmou o Banco Central Europeu (BCE) em uma pesquisa nesta quarta-feira.

O BCE vem estimulando a economia há anos para reavivar a inflação, mas a alta do euro no último ano –parcialmente revertida nas últimas semanas– tem sustentado pedidos de autoridades para apertar a política monetária apenas progressivamente para evitar paralisar o crescimento e a inflação.

“A apreciação a partir de meados de 2017 pode ainda ser relevante por alguns trimestres à frente”, disse o BCE em um boletim econômico. “A transferência da taxa de câmbio pode ser difícil de detectar se for compensada por uma confluência de outros fatores, incluindo o elevado poder de precificação das empresas.”

- Publicidade -

O euro acumula ganhos de mais de 4 por cento contra o dólar em comparação com um ano atrás, mas recuou quase 7 por cento desde o pico no primeiro trimestre.

Fonte:(Reportagem de Balazs Koranyi)

Copyright Thomson Reuters 2018

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: