spot_img
spot_img

A expectativa pela prisão de Lula minuto a minuto

Atualizado há

- Publicidade -

Acompanhe a movimentação para a prisão de Lula e as manifestações por todo o país.

Um decreto do juiz Sérgio Moro determinou, na tarde da última quinta-feira (05), a prisão do ex-presidente Lula. O petista tem até às 17h de hoje para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

O decreto ressalta que a prisão deverá ser feita sem o uso de algemas, e que Lula deverá ficar numa cela especial em função da “dignidade do cargo que ocupou”. Acompanhe as notícias sobre a prisão do ex-presidente a seguir (recarregue a página para ver as atualizações).

- Publicidade -

13:57 — Ex-presidente acena para os manifestantes da janela

Lula está no segundo andar do Sindicato dos Metalúrgicos desde a noite de ontem, acompanhado de seus aliados. Há pouco, ele apareceu na janela e acenou para os manifestantes.

:51 — Lula deve falar às 16h

O presidente estadual do PT, Luiz Marinho, disse à Folha de S. Paulo que Lula fará um pronunciamento às 16h, uma hora antes do prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para ele se apresentar na sede da Polícia Federal em Curitiba.

 

Manifestantes em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo, em apoio ao ex-presidente.

13:40 — Entidades de comunicação repudiam agressões a jornalistas

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), a Associação Nacional de Jornais (ANJ)  e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) emitiram notas de repúdio às agressões contra jornalistas que trabalham na cobertura dos eventos relacionados ao decreto da prisão de Lula.

“A violência contra profissionais da imprensa é inaceitável em qualquer contexto. Impedir jornalistas de exercer seu ofício é atentar contra a democracia. Os autores devem ser identificados e punidos pelas autoridades”, disse a Abraji em nota.

Ontem, segundo a Abraji,  “pelo menos 30 manifestantes avançaram sobre um carro do Correio Braziliense, dentro do qual estavam uma repórter, uma fotógrafa e o motorista, e quebraram um dos vidros do veículo”. Além da agressão física, os manifestantes também gritaram ofensas à imprensa e ao jornal.

Nesta sexta-feira, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, jornalistas do SBT foram hostilizados com gritos de “Fora” e “Silvio é golpista” , uma menção a Silvio Santos, dono da emissora.

13:11 — Manifestante do MST é atingida por tiro durante bloqueio de rodovia

Segundo informações, um homem não identificado furou o protesto na BR 101 (PB) e atirou com arma de fogo em Lindinalva Pereira de Lima Filha.

Os bloqueios estão sendo realizados como forma de protesto contra a ordem de prisão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

13:05 — PF já trabalha com a possibilidade de Lula não se entregar

A Polícia Federal está em “contato permanente” com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, acompanhando a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegar a Curitiba, para se entregar ou até mesmo ser preso após o prazo determinado pelo juiz Sérgio Moro, às 17h, segundo a assessoria da pasta estadual.

12:56 — “Se a Polícia Federal chegar aqui hoje, quem estará chegando é o DOPS”

Em ato no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, manifestantes comparam a decisão do juiz federal Sérgio Moro à primeira prisão de Lula durante a ditadura.

12:54 — Prisão de Lula é vergonhosa perseguição judicial, diz partido da Espanha

Para o Podemos, o objetivo do encarceramento é evitar a participação do petista nas eleições deste ano. O processo contra Lula vem de longe e em todas as suas fases se baseou em irregularidades. A própria sentença de Moro no começo do processo, baseada em delações premiadas e sem provas materiais, mostrou uma intenção de condenação extrajudicial”, disse o partido em nota publicada em seu site.

12:50 — Defesa de Lula recorre a Direitos Humanos da ONU

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido de liminar no Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, com sede em Genebra, no qual pede que o órgão solicite ao governo brasileiro que impeça a prisão dele até que se esgotem os recursos contra sua condenação em todas as instâncias da Justiça.

12:44 — Habeas corpus negado foi acionado por advogado autônomo

O advogado Cristiano Zanin negou nesta sexta-feira que o habeas corpus rejeitado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) seja o impetrado nesta sexta-feira pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com Zanin, o HC negado nesta manhã foi outro, impetrado por um advogado autônomo, sem relação com a defesa do ex-presidente.

12:32 — Do lado de fora, carro de som e “Fora Alckmin”

Manifestantes participam de ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em fala das lideranças do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, o alvo é o governador Geraldo Alckmin, que pode concorrer às próximas eleições.

12:30 — Democracia Corinthiana e Central de Movimentos Populares participam do ato

Movimentos Sociais se reúnem em dia de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

12:27 — Na sede do sindicato, muita fila e pouca água

O prédio do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP),  local onde Lula se reúne com aliados desde a noite de ontem, está sem água. Um caminhão pipa deve chegar em breve para abastecer o local.

Lula está em uma sala no segundo andar. Do lado de fora, militantes fazem fila na expectativa de falar com o ex-presidente.

12:18 — Assessoria de STJ diz que decisão sobre habeas corpus ainda não foi tomada

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) informou que a decisão sobre o habeas corpus, que pode evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não foi tomada.

Mais cedo, a Globo News noticiou que o habeas corpus da defesa de Lula teria sido negado. A informação, segundo a emissora, foi passada pelo advogado de Lula, Sepúlveda Pertence.

12:07 — Para Financial Times, prisão é queda “triste e vergonhosa” de Lula

Um dos editoriais desta sexta-feira do jornal britânico Financial Times diz que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a “triste e vergonhosa queda de um político notável”. Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro e deve ser preso nas próximas horas.

11:49 — STJ nega novo habeas corpus de Lula

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) negou novo habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a Globo News. A informação foi passada pelo advogado de Lula, Sepúlveda Pertence.

A assessoria de imprensa do STJ não confirmou a informação.

Os advogados de Lula apresentaram o pedido para evitar que ele seja preso nesta sexta-feira, como determinou o juiz federal Sérgio Moro.

Fonte: G1

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: