spot_img
spot_img

7 perguntas que você deve fazer ao médico antes da cirurgia plástica

Atualizado há

- Publicidade -

Cirurgia plástica é assunto sério: antes de bater o martelo e submeter-se ao procedimento, é preciso escolher o profissional certo, alinhar expectativas, conhecer os riscos e os cuidados pré e pós-operatórios. Por isso, selecionamos um guia com as perguntas fundamentais que seu médico precisa responder durante a consulta.

1 – Você é capacitado para fazer cirurgia plástica?

Existem pessoas que se auto-intitulam como “cirurgião(a) plástico(a)” ou que simplesmente realizam procedimentos sem o devido treinamento. No Brasil, o cirurgião plástico deve passar por pelo menos seis anos de formação acadêmica, somados a mais dois a três anos de cirurgia geral e outros três de cirurgia plástica. Alguns ainda fazem mestrado/doutorado depois da formação e sempre continuam a frequentar congressos oficiais. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) aplica uma prova aos cirurgiões, e aqueles que passam são considerados membros da SBCP. Essa é uma maneira muito importante de avaliar a formação do seu médico. Acesse www.cirurgiaplastica.org.br para verificar se ele faz parte da SBCP.

2 – Estou apto(a) para fazer a cirurgia plástica?

Não basta apenas uma insatisfação da sua aparência ou parte funcional a ser reconstruída. Seu cirurgião plástico precisa te avaliar em exame físico e solicitar exames laboratoriais e radiológicos para atestar a segurança de sua cirurgia. Ele também vai avaliar seu estado psicológico, pois, em alguns casos, as expectativas da cirurgia podem não ser realistas.

- Publicidade -

3 – Quais são os riscos da cirurgia que pretendo fazer?

Toda cirurgia tem riscos, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Ao longo do procedimento, podem surgir intercorrências ou complicações, como sangramento, infecção, abertura de pontos, entre outros. No entanto, cada cirurgia tem sua particularidade e cada paciente apresenta um potencial (maior ou menor) distinto. Por isso, seu médico precisa te explicar durante a consulta sobre o que pode acontecer. Sugere-se a entrega de um termo de consentimento antes da cirurgia no qual consta os principais riscos em detalhes.

4 – Como será minha recuperação?

Cada parte do corpo reage a cirurgia plástica de uma maneira diferente. Após a rinoplastia, por exemplo, o nariz pode ficar inchado por muitos meses ou até anos. Isso não ocorre para quem faz apenas um implante de mama ou otoplastia (plástica das orelhas). Rinoplastia não costuma trazer dor ao paciente – o implante de mama embaixo do músculo, por sua vez, pode causar incômodo. Portanto, saiba em detalhes como será sua recuperação para se preparar corretamente.

Fonte: Minha Vida

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: