spot_img
spot_img

10 de Outubro será feriado do “Marron’s Day” no Suriname

Atualizado há

- Publicidade -

Maroon Day é um dos feriados públicos no Suriname.

Este feriado é celebrado no país há décadas, mas tornou-se um feriado público apenas em 2011, quando os primeiros eventos oficiais foram realizados.

De “Dag van de Marrons” vai completar na próxima semana 257 anos depois que uma prolongada e sangrenta batalha entre o exército colonial e a tribo Ndjuka marron.

- Publicidade -

Maroon’s Day celebra a nação de refugiados africanos que escaparam da escravidão e formaram assentamentos independentes. O termo “maroon” deriva do “cimarrón” espanhol latino-americano, que significa “fugitivo”.

Os ex-escravos se espalharam e se estabeleceram nas Américas Norte, Sul, Central e Latina, nas ilhas do Caribe e até mesmo nos países do Sul da Ásia. No Suriname, os “maroons” criaram várias tribos independentes, entre elas a tribo dos Ndyuka. A criação e celebração do Maroon Day refere-se aos eventos de 1760, quando os Ndyuka assinaram um tratado com os holandeses. O tratado foi forjado por um ex-escravo jamaicano que aprendeu a ler e escrever e a assinatura deste tratado definiu os direitos territoriais dos Maroons no interior do Suriname rico em ouro.

Deixe seu comentário abaixo.

Comentar

Comentar

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Mais do LPM

spot_img
Custom App
Phone
Messenger
Email
WhatsApp
Messenger
WhatsApp
Phone
Email
Custom App
%d blogueiros gostam disto: